sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Tirando a Carteira- Parte 01

Olá... tudo bem com vocês?
Um dos meus planos para esse ano era tirar a carteira de motorista e por isso desde o começo do ano comecei a pesquisar escolas ou CFC (Centro de Formação de Condutores) para começar logo todo o processo. Li e reli o site do Detran pra saber como funcionava o processo e depois de pesquisar qual dentre as opções era a melhor para mim no momento, escolhi uma auto escola próxima à minha casa.
Aí... depois de pagar pelo curso e a 1ª 'taxa' (por que as taxas nunca faltam nessa vida!!!) marquei o teste de visão (avaliação física) e o psicológico (psicotécnico). Os exames foram marcados para uma clínica a cerca de "duas horas" de distância da minha casa... e infelizmente não tem como mudar, pois quem direciona a pessoa para a clínica é o sistema do site do Detran!
Então lá fui eu andar "duas horas" dentro do ônibus para ir fazer os exames.
No teste de visão foi super ok... bem rapidinho.. a 'médica' parecia mais um robô do que um ser humano, mal olhou pra minha cara! Gente, sério... ela falava pausadamente igualzinho a um robô e durante o teste ela pareceu mais interessada naquela revista que ela estava lendo do que no próprio trabalho dela! O resultado sai na hora e foi tudo certo, e eu é claro, passei no exame! ;)

Apostila
Até aí Ok!
Alguns dias depois eu voltei para fazer o psicológico e eu crente de que havia ido bem... mas... dois dias depois liguei na auto escola e a moça disse que eu havia 'reprovado' no teste. Como assim???!!! Fiquei super indignada!
Como eu sabia que tinha alguma coisa errada e como eu já havia pesquisado antes, eu sabia que em caso de reprovação é direito seu pedir uma entrevista devolutiva na qual a psicóloga diz qual foi o motivo de ter te reprovado. E se você não concordar com o motivo da reprovação você pode entrar com recurso. E foi bem isso que eu fiz!
Na entrevista devolutiva a psicóloga praticamente insultou minha inteligência! Ela começou me dando parabéns, pois eu havia ido muito bem no teste de raciocínio lógico e também no de memória...mas que ela me reprovou, pois eu estava com "falta de atenção"... a gente POR FAVOR!!!
Apostila
Primeiro que para ter um bom raciocínio lógico e uma boa memorização você "com certeza" tem que ter atenção... eu sei pois na Dança, que é minha profissão é assim! Se você não está prestando a atenção você não memoriza nada! Então porque ela me deu os parabéns por ter ido super bem no teste de memória??!!
O motivo dessa reprovação foi na verdade bem simples: Tirar dinheiro de mim, pois para refazer o teste tem que pagar a bendita 'taxa' novamente e aí vai mais um dimdim pro bolso da psicóloga!!!
Que ridículo... nem vergonha na cara eles não tem... total indignação!
E, é claro, que eu não ia deixar isso assim! Fui no Detran e entrei com recurso solicitando a "junta psicológica" que são 3 psicólogas do Detran que aplicam novamente o teste. E depois de mais ou menos umas 3 semanas eu consegui ir refazer o teste lá no Detran mesmo.
Entendedores entenderão! Hahaha!
E é óbvio que eu passei né?!
Enfim, depois dessa falcatrua todo da psicóloga e de toda a correria pro recurso que atrasou em mais de um mês o processo, eu finalmente, mas não sem antes pagar outra taxa, comecei as aulas teóricas.
A parte teórica tem duração de 3 semanas com aulas de segunda à quinta. Eu escolhi fazer a tarde e por isso passei a tarde toda na auto escola durante essas 3 semanas (aula das 14h às 17h30). Foi bem corrido e cansativo pois de manhã tinha faculdade e de noite ensaios , então foi bem cansativo. Mas quando a gente vê passa... o tempo praticamente voou e quando eu vi já estava na última semana!
O bom dessa parte foi que o professor foi super gente boa tirando dúvidas e tal e ele também passou um milhão de simulados pra gente fazer... eram 2 simulados por dia com cerca de 30 questões cada... tinha dias que não sei como minha cabeça aguentava tanta coisa!Nessa parte dos simulados eu fiquei até feliz, pois eu errei muito poucas questões em cada um e consegui até gabaritar alguns! :D
Além disso fiz algumas amigas novas que também estão tirando a carteira! :D
Simulado...
Ao terminar as aulas teóricas, já pode marcar o Exame teórico... eu marquei para o dia seguinte ao término das aulas mesmo para aproveitar que estava tudo fresquinho e não acabar esquecendo as coisas! ;)
Então fui lá no Detran e fiz a prova que é realizada online e tem 30 questões para fazer em 50 minutos. Tem que acertar um mínimo de 21 questões para ser aprovada no Exame.
As questões da minha prova estavam bem diferentes das que fiz no simulado, achei meio difícil, pois tinham muitas perguntas que deixavam a gente na dúvida, mas consegui passar e acertei 26 questões! Enfim... queria ter acertado as 30, mas a prova não ajudou muito! hahaha!
E depois disso tudo eu consegui finalmente terminar a parte teórica!
Agora (depois de pagar a terceira 'taxa') vou começar a parte prática, a parte que me dá mais medo! hahaha! Afinal não sei nem ligar o carro! Hahahaha!
Deus me ajude e que não dê nenhum problema como deu na parte psicológica!
Beijinhos! :D

16 comentários:

  1. As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.
    Obrigada querida pela presença amável!
    MAS, SEM QUERER TE DESANIMAR, ACHO QUE A ENCRENCA ESTÁ SÓ COMEÇANDO! AGUENTA FIRME!!!!

    Beijos Marie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaa... ai que medo Marie!!!
      Vou ter que aguentar!!! ;)
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Olá Tamara, fiquei aqui lendo seu post e rindo bastante da sua saga, mas é uma saga mesmo tirar a habilitação nesse Brasil... eu tirei a minha ano passado e sei bem do que você está falando, só pra constar, eu uso óculos, fiz meu exame de vista e não informei a aftalmo que usava óculos e ela disse que estava tudo normal com meu exame, é um total de descaso mesmo, eles não querem avaliar ninguém, querem só nosso dinheiro. É por isso que o transito tá assim: Esse caos e as taxas, nem me fale, é taxa de tanta coisa e as ruas vivem esburacadas. Aff!! Mas boa sorte na parte prática e um conselho, o teste não é difícil o que faz a maioria das pessoas serem reprovadas é o nervosismo, porque o teste é super fácil. Quando fiz meu teste, a pessoas que estava no carro a minha frente e também atrás de mim, foram reprovadas, então comecei a me desesperar... foi então que me agarrei com Deus e comecei a rezar o pai nosso, resolveu meu nervosismo e passei de primeira. Um xeru!

    Sandra
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee... menina nem me fale... eles são gananciosos... só pensam no bolso deles!
      Sempre me falam que o que atrapalha é o nervosismo! Mas é impossível eu não ficar nervosa com isso! Deus me ajude! Haha!
      Que bom que deu tudo certo pra ti!
      Obrigada flor! ;)
      Beijinhos!

      Excluir
  3. Oi Thamy
    Quando eu fiz a 5 anos atrás já era a mesma coisa, o dinheiro sempre fala mais alto,
    as aulas teóricas são muito boas, você vai gostar, eu passei no primeiro teste prático,
    voce também consegue.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee... Sim... infelizmente eles só pensam no dinheiro! :/
      Siiimm as aulas são bem boas! Deus queira que eu passe logo no 1º também! :D
      Obrigada! ;)
      Beijinhos!

      Excluir
  4. Nossa esse povo heim, vou te contar.
    O detran tinha que olhar essas coisas. Sem condições.
    Que bom que foi bem na prova teórica... agora é arrasar na prática e bibiiii
    Beijos
    http://morandocomamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim guria... nem me fale!!
      Agora tem a prática!!! Deus me ajude! Haha!
      Obrigada pelo comment!
      Beijinhos!

      Excluir
  5. Olá amiga, vim desejar-lhe um abençoado início de mês, e obrigada pela presença carinhosa!!!
    Doce abraço Marie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marie!
      Obrigada e Amém! Pra você também!
      Beijinhos! :D

      Excluir
  6. "A AMIZADE VERDADEIRA SORRI NA ALEGRIA,
    CONSOLA NA TRISTEZA,
    ALIVIA NA DOR E
    SE ETERNIZA EM DEUS"(J.Calvet)
    UM GRANDE ABRAÇO, MARIE.

    ResponderExcluir
  7. oizinho aqui Thamy.. ai não acredito q esta sendo dificil assim? =[ vamos q vamos heim.. sei q vc não vai desistir! e qdo sobrer um tempinho, volta contar o resto ta =] Bjoka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi... pois é, mas as coisas estão bem melhores! Com certeza logo logo tem post novo! ;D
      Beijinhos!

      Excluir
  8. Feliz Natal!!! Que a manjedoura do seu coração esteja pronta para receber o Menino Jesus que irá nascer!!!
    Um ano novo repleto das bençãos de Deus!!!
    Doce abraço com carinho, Marie!

    ResponderExcluir
  9. Oi querida!

    Logo você, foi reprovada? Digo isso pq sei que a dança solicita concentração total..vá entender essa justificativas sem lógica.
    Boa sorte nessa nova etapa e que 2016 o Menino Jesus lhe conceda infinitas graçss. Bjs no core!

    ResponderExcluir

Bem vindo! Deixe aqui com muito carinho seu comentário!
Obrigada! Beijinhos !