quarta-feira, 6 de junho de 2018

I Got My Visa - Visto Americano Aprovado

  
Visto aprovado! :D
   Oiiiiiiiiiii....
   Siiiiimmmm finalmente depois de muito nervosismo e estresse meu visto americano foi aprovado!    Uhuuuull!!! Agora é oficial! Estou indo pra New York! Ebaa! :D
   Então vamos a história de como foi tirar o visto:
  
  Minha entrevista estava marcada para o dia 30 de maio as 8h45 da manhã no consulado americano de Porto Alegre. No Brasil existem 5 consulados americanos, infelizmente nenhum deles é em Curitiba, onde eu moro. Então para tirar o visto eu teria que ir ou em São Paulo ou em Porto Alegre. Escolhi Porto Alegre, pois lá o visto pode ser feito em apenas 1 dia, ao contrário de SP em que você precisa ir em dois lugares diferentes e normalmente em dois dias diferentes. E também decidi por POA (Porto Alegre), pois tenho 4 tios que moram lá, então pra mim ficou bem mais simples e tranquilo ir pra lá, pois tive meus tios pra ajudar a me localizar por lá e também pude dormir na casa deles hehehe!
   Fiquei bem nervosa alguns dias antes da entrevista, primeiro por que dá medo mesmo do visto ser negado hahaha, e segundo que teve a greve dos caminhoneiros e afetou o transporte e vááárias outras coisas. E eu fiquei com medo do meu voo ser cancelado e eu não ter como chegar lá. :/
Uhuul!
   No dia 31 de maio era feriado e eu combinei com os meus pais de todos nós irmos pra POA visitarmos os meus tios, então eu iria pra lá na terça a noite de avião e eles iriam de carro da cidade deles até lá. E nos encontraríamos lá na casa do meu tio (que por muita sorte pra mim mora do lado do consulado americano hahahaha). Mas infelizmente por causa da greve meus pais não puderam ir, e como meu voo e nem a data da entrevista foram cancelados eu pude ir sozinha mesmo.
Agora sim feliz!
  
   Cheguei lá na terça a noite e meu tio me buscou no aeroporto. Fomos pra casa deles e no outro dia de manhã fui ao consulado. Cheguei 20 minutos mais cedo, às 8h25, e na porta já havia uma fila de pessoas esperando para entrar. Lá não pode entrar com celular nem nada eletrônico e nem mochilas. Fui com uma bolsa pequena com minha carteira dentro e deixaram entrar, mas mochila grande não pode. E deixei meu celular com o meu tio. Lá fora do consulado tem umas lojinhas com guarda volumes em que você pode pagar pra deixar as coisas lá.
   Antes de entrar um funcionário do consulado pede pra você mostrar alguns documentos, passaporte, uma foto 5x5 que você tem que levar e a confirmação do agendamento da entrevista. Daí ele confere, anota algo num tablete, e depois que ele faz isso com algumas pessoas eles abrem a porta e deixam uma quantidade x de pessoas entrar. 
  Lá dentro você passa por um detector de metais e só depois entra numa sala onde eles checam mais alguns documentos seus (DS2019, SEVIS, passaporte), e colocam numa mini pastinha de plástico transparente, pra facilitar pra entregar pro cônsul depois. 
   Daí você senta numas cadeiras e espera eles chamarem pra entrar na outra sala. Eles mandam uma quantidade de pessoas entrar, acho que de  0 em 10 pessoas mais ou menos. E olha devo dizer que achei tudo muito organizado e eficiente, um lugar bem limpo e com pessoas muito educadas, não teve 1 funcionário sequer que não meu deu bom dia lá!

Consulado Americano em POA (foto do Google)
   Daí quando você entra na próxima sala, que é bem grande e comprida e com vários guichês, tipo de lotérica,  você passa por 3 etapas: Primeiro fica na fila para tirar as digitais e receber uma senha. Depois senta no lado direito da sala e espera chamar a sua senha num dos guichês, daí lá eles pedem os documentos da pastinha você passa pela fresta embaixo do vidro que tampa o guichê e eles só conferem se a documentação está ok. Daí você senta no outro lado da sala e espera chamarem a senha de novo em um outro guichê. está é a última etapa e a mais decisiva, é a hora da temida entrevista com um cônsul. 

  

Fui e voltei de avião! Amo voar!
Foi muito rápido eu nem cheguei a ficar 5 minutos sentada esperando e já chamaram minha senha. Eu fiquei com medo pois de onde eu estava sentada não dava pra ver a cara do cônsul que iria me entrevistar. Então quando vi que era a minha senha deu um gelo na barriga hahaha! Era um cônsul magro e meio careca, simpático.
   Daí a entrevista foi assim:

*conversa aproximada, pois eu não lembro exatamente as palavras que ele usou hahaha, mas foi mais ou menos isso! E pasmem: minha entrevista foi inteira em português!!! Ao saberem que você vai ser au pair normalmente eles fazem algumas perguntas em inglês, não sei por que a minha não foi, acho que foi sorte hahaha!

C= Cônsul
T= Tamara (eu hahaha)

C= Bom dia
T= Bom dia
C= Documentos por favor.




Passei a pastinha com os documentos pela fresta e fiquei esperando, morrendo de medo e tentando não aparentar nervosismo. Hahaha!

C= Primeira vez indo aos EUA?
T= Sim.
C= O que faz aqui no Brasil?
T= Sou estudante.
C=Onde você estuda?
T= Na UNINTER, faço pós graduação.
C= E o que você vai fazer com o seu curso quando for pros EUA?
T= Vou deixar trancado e terminar quando eu voltar.

Daí ele começou a digitar no computador dele e nisso passaram alguns segundos, que pra mim pareceram horas hahaha.

C= Qual a necessidade de fazer intercâmbio pra você?
T= Preciso melhorar meu inglês, pois quero iniciar um mestrado quando voltar para o Brasil.

Digitou de novo no computador dele.

C= Você já falou com a família?
T= Sim várias vezes por Skype.
C= E onde eles moram?
T= Em Chappaqua, New York.
C= E você tem experiência com criança?
T= Sim.
C= Quais?
T= Fiz voluntariado na minha igreja, e numa escola bilíngue e também fiz estágio durante a faculdade dando aulas para crianças.

Dai ele digitou eternamente de novo e eu já tava suando frio e morrendo de medo. Parecia que a entrevista não ia acabar nunca! Hahaha!

C= E o que você vai fazer quando voltar? Você disse que quer fazer mestrado?
T= Sim, eu irei terminar a minha pós graduação e iniciar um mestrado!
C= Em qual área?
T= Eu sou formada em Dança e quero fazer mestrado na minha área mesmo.

 Daí ele franziu a testa e perguntou assim:

C= Dança?
T= Sim (dando um sorrisinho mas quase chorando por dentro hahaha)

Daí eu já pensei, pronto ele vai dizer que Dança não tem nada a ver com inglês e vai negar o meu visto, até porque tem muita gente aí com  preconceito com a Dança enquanto área profissional.

Maaaaaassss...

...ele digitou de novo no computador, pegou o passaporte e colocou uma bandejinha atrás dele. E quando eles fazem isso é sinal de que vai aprovar, pois se negarem eles te devolvem o passaporte na hora mesmo! E nisso eu já fiquei feliz mas ainda com medinho hahahaa!
Dai ele assinou o DS2019 pegou o panfletinho com os direitos e deveres e me devolveu. E ao fazer isso ele disse bem simpático:

C= Boa viagem!

E eu bem feliz:

T= Obrigada! Tchau!


Estádio do Grêmio, time do meu pai. haha!
E foi isssoooooo!!! Uhuuul. Daí eu só saí do consulado e fui lá fora esperar o meu tio. Estava feliz da vida e deu até vontade de pular no meio da rua, mas não podia né ... hahahahahha!

Chimarrão! Adoro!
Eu e a minha tia.
   Depois disso encontrei o meu tio e fomos dar uma volta na cidade, vi o estádio do Grêmio e do Inter, e conheci a cidade. Depois almoçamos na churrascaria e de tarde saímos com a minha tia no shopping. Dormi lá e no dia seguinte fui na casa dos outros tios que também moram lá, comi churrasco de novo hahahah, tomamos muito chimarrão e na sexta feira de manha bem cedinho voltei de avião pra Curitiba! Era aniversário da minha mãe  então eu fui de ônibus pra cidade dela pra passar o fim de semana lá.

 
   Voltei pra casa na terça feira (ontem), e hoje quarta dia 06 de junho meu passaporte já chegou com o visto americano lindo dentro! Ebaaa! hahaha! Demorou um pouco mais que o normal por causa do feriado, mas eu sempre ouço dizer que chega mais rápido.

   E é isso agora tudo certo, só falta mesmo eu comprar a mala, que eu nem tenho, terminar o semestre no meu trabalho, irei dar aviso prévio de um mês essa semana, ir ao dentista e resolver coisinhas assim. E meu embarque é dia 29 de julho!
   Finalmente essa parte do visto já passou, pois deixa a gente bem nervosa, fiquei até com gastrite atacada, mas deu tudo certo graças a Deus! Só tenho a agradecer! Obrigada a todos que torceram por mim! E acompanhem os meus próximos posts pra saber dessa minha aventura por NY! :D
   Beijinhos!
Feliz Aniversário pra mãe mais linda! Te amo! 

2 comentários:

  1. Nossa, nem imagino o tamanho do alívio que é. Essa, pra mim, é a reta final dessa corrida, ou ponto de saída pra uma outra corrida, depende do ponto de vista. Parabéns, Tamara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie... sim verdade... sem contar que passar por isso é uma aventura e tanto! ;D
      Beijinhos e obrigada!

      Excluir

Bem vindo! Deixe aqui com muito carinho seu comentário!
Obrigada! Beijinhos !