sexta-feira, 20 de abril de 2018

Tirando o visto Americano

   Oi gente, tudo bem?
   Hoje voltei pra contar sobre o meu processo de intercâmbio e finalmente agora neste post eu acabo de fazer posts atrasados sobre o Au Pair e a partir de agora vai ser tudo em tempo real hehehe!!!
   Depois da parte super alegre e feliz que é ter um match com uma boa host Family, vem a parte mais tensa do processo de intercâmbio que é: "Tirar o visto Americano"!!! 

Tirando o visto pros EUA
   Pois então, eu tive match no dia 21 de janeiro, mas ele só foi oficializado no dia 02 de fevereiro. Depois disso eu recebi alguns e-mails da Cultural Care incluindo uma email no dai 10 de fevereiro dizendo que para me passarem os primeiros passos eles me ligariam dentro de 1 semana pra explicar tudo melhor. Porém passou 1 semana e eu não recebi a ligação, mas recebi um email dizendo que eles não puderam me ligar mas que na próxima semana ligariam. Ok...
   No dia 23 de janeiro eles tentaram em ligar no horário em que eu estava dando aula e é óbvio que eu não pude atender, mas eles também tentaram ligar só 1 vez! Depois eu recebi um email deles dizendo que não conseguiram entrar em contato comigo e que tentariam de novo na semana seguinte. Eu respondi o email dizendo que entendia a situação, mas que eu estava ansiosa pelos próximos passos e com medo de atrasar tudo e passei meus horários de folga pra ela me ligar. No fim das contas eles me ligaram apenas no dia 5 de março... quase 1 mês depois que eu tive match pra me falar sobre a continuação do processo!!! Enfim isso me deixou chateada com eles, na questão eficiência, mas como meu embarque é só em julho eu não me preocupei tanto.  No dia 5 de março mesmo eu receni vários e-mails deles, 1 contendo o boleto de pagamento do programa no valor de 3.600 reais e mais um seguro cancelamento no valor de 155 reais. E eu precisei pagar antes de fazer qualquer outra coisa sobre o visto, pois é regra do contrato que você assina que assim que tiver o match você tem que pagar o intercâmbio. Se acontecer algo que impeça o intercâmbio, esse seguro cancelamento serve pra eles devolverem todo o seu dinheiro. Eu achei melhor pagar!
Faltam 40 dias pra minha entrevista!
   Depois eu recebi instruções por email sobre como tirar o visto pros EUA. Os Estados Unidos tem um processo bem específico para estrangeiros que querem entrar no país seja pra turismo, estudo ou qualquer outra coisa, e eu sempre ouvi histórias cabulosas sobre a entrevista de visto. Basicamente você precisa marcar um dia pra fazer uma entrevista no consulado americano no Brasil. Nessa entrevista eles analisam algumas informações e documentos sobre você decidem se seu visto será aprovado ou negado, sem o visto aprovado você não entra nos EUA! E é por isso que essa é a parte mais tensa de todas, pois esse momento decide se você vai de fato ir pros EUA ou não! Só que pra marcar essa entrevista, antes você precisa de 3 documentos: recibo da taxa SEVIS, DS 2019 e DS160.
   Existem consulados americanos em alguns estados do Brasil eu tinha a opção de fazer ou em São Paulo ou em Porto Alegre, (no meu estado, o Praná não tem!) pois ambos são o mais próximos do Paraná. Escolhi Porto Alegre pois tenho parentes que moram lá e fiquei sabendo que lá o visto é feito tudo num dia só e não em dois dias como é nos outros consulados. 
   A agência manda pra gente um email com 2 links de dois sites diferentes, ambos são do governo americano. No primeiro você precisa preencher um formulário online chamado DS160, lá você põe muuuuiiiitas informações sobre você, seu endereço, número de passaporte, tipo de visto que você quer, dados dos seus pais, e o que você faz no Brasil e etc. Nesta parte do processo eu demorei alguns dias pra preencher tudo, pois sempre haviam dúvidas sobre o que colocar, pois imagina que você coloca algo errado e negam seu visto? Isso me deu um pouquinho de medo e decidi que queria por tudo da melhor forma, como meu embarque pra NY é apenas em julho eu tive tempo suficiente de preencher tudo com calma (depois de ter que preencher o app em apenas 1 semana eu dei graças de ter tempo de sobra pra isso hahaha!)
Parte do que vem no Kit Visto.
   Eu mandei mil e-mails pra Cultural Care pedindo o que eu deveria por em cada parte. Lá pede quem está pagando a minha viagem, pede um contato nos EUA, que a agência pede pra por os dados da LCC (que é uma coordenadora local que vai te orientar quando você estiver lá nos EUA), pede os dados da agência, e eu não sabia se era daqui do BR ou se era o dos EUA (era o do Brasil mesmo).
   E sobre o que você faz no Brasil, eu terminei a faculdade dia 9 de março e por isso eu não tinha como comprovar um vínculo muito forte com o Brasil, aí eu fiquei sabendo de uma pós na minha área e no dia 19 de março eu já me matriculei. Então tive que colocar que sou estudante e os dados da minha faculdade. 
   O mais curioso dessa etapa são as perguntas sobre segurança que eles fazem, lá pede mil e uma coisas do tipo: "você já matou alguém?", "você é um terrorista?" e várias coisas assim, hahahaha, pras quais eu respondi que não, pois eu realmente não cometi nenhuma delas hehehe! 
   Lá você também precisa colocar como contato no Brasil 2 pessoas que moram aqui e são suas conhecidas, que não sejam seus familiares! Eu conversei com a Adri, minha madrinha de crisma, e com a minha amiga Silvia, e elas são muito queridas e deixaram eu colocar telefone delas lá nesse formulário pra se por acaso ligarem pra elas pra pedir algo, elas confirmarem que o que eu escrevi lá no formulário é verdade! hahaha!
Página aonde você vai pra preencher o DS160
   Uns dias depois que eu recebi o email contendo as informações pra tirar o visto eu recebi pelo correio 2 envelopes da Cultural Care. Um deles tinha dentro os outros 2 documentos necessários pra tirar o visto além do DS160, que é o recibo da taxa SEVIS, e o DS2019, esses dois documento a agência manda preenchido e carimbado pra você e você precisa colocar algumas das informações que estão neles nesse formulário online (o DS160) e precisa levar eles no dia da entrevista também!
   No outro envelope vieram algumas coisinhas bem legais que me animaram bastante e me deixaram com vontade de fazer as malas logo hahaha! Vieram alguns papéis explicando sobre a entrevista do visto, como é e o que levar e também falava sobre as bagagens que podemos levar no voo pros EUA, falava também sobre e escola de treinamento aonde passaremos 1 semana antes de ir pra casa da host Family.
   Também veio nesse envelope o cartão do meu seguro saúde (pois lá nos EUA é obrigatório ter um e consultas e qualquer coisa médica lá é muuuiiito caro), e veio junto um livrinho falando sobre como acionar esse seguro e o que ele cobre!
Algumas perguntas do DS160. O site é todo em inglês e se você coloca
o cursor em cima da frase aparece a tradução.
   Veio também 2 tags de mala bem bonitinhas pra colocar nas malas quando eu for embarcar pra lá, essa tag serve pra identificar que a mala é minha e tem um espaço dentro pra você por seu nome e endereço! Nela está escrito "On my way to the USA" que significa "No meu caminho para os EUA". Achei bem fofinho hehehe! Veio também um broche pra por na roupa no dia do embarque, pra no aeroporto eu e as outras meninas que vão embarcar nos identificarmos hehehe! 
   
   Só no dia 11 de abril que eu terminei de preencher o tal DS160. Daí depois disso entrei no segundo link que recebi por email da agência com um site aonde você marca a data da entrevista mesmo. Esse site ao contrário do outro é em português mesmo e você nele só coloca dados pessoais e o seu endereço pra eles te mandarem o passaporte com visto depois. Nesse site você também gera um boleto com a taxa do visto no valor de 160 dólares que na cotação daquele dia deu 544 reais! :o:o:o
   Enfim é algo necessário pra fazer intercâmbio e eu passei a faculdade toda guardando dinheiro pra isso, eu já sabia que iria gastar com isso, mas seria bem bom se o dólar estivesse mais baixo né?! hehehe! E você precisa pagar a taxa antes de agendar a data da entrevista no consulado. Paguei a taxa no dia 16 de abril, e no dia 17 eu já pude marcar a data da entrevista.
   A agência me indicou que eu marcasse a entrevista na última semana de maio, analisei o calendário e realmente essa data era a melhor, eu queria muito marcar pro dia 28 de maio, mas lá não tinha esse dia disponível então marquei pro dia 30 de maio numa quarta feira véspera de feriado (dia 31 de maio numa quinta feira é Corpus Christ)! E aí quem sabe eu aproveite pra passar o feriado prolongado lá na casa dos meus tios hahaha!

  E aí no outro dia, dia 18 de abril, eu já comprei a passagem de ida de Curitiba pra Porto Alegre (deu 179 reais) no dia 29 de maio. Vou ir um dia antes de noite pra não correr o risco de atrasar já que a entrevista é logo cedo de manhã! 
   Ufa até aí já foram tantas coisas pra fazer, e isso foi só o percurso pra marcar uma entrevista no consulado agora eu preciso juntar documentos meus e dos meus pais que comprovem que temos vínculos fortes com o Brasil, pois até onde eu sei no dia da entrevista  eles querem que você comprove que vai ficar 1 ano lá fazendo seu intercâmbio bem certinho e que depois você vai voltar pro Brasil, eles não aprovarão seu visto se você demonstrar algum indício de que ficará lá trabalhando ilegalmente, e se você demonstrar que não tem vínculos com o Brasil isso pode significar pra eles que você não pretende voltar pra cá!
E essa é a página que você vai pra marcar a data mesmo. Essa é em português.
   Eu naõ tenho intenção de fazer nada de errado lá e não tenho feito nada de errado aqui no Brasil que possa dar motivo pra eles negarem meu visto, mas mesmo assim eu já ouvi muitas histórias de vistos negados e isso me dá um pouco de medo de eu não poder realizar meu sonho de fazer intercâmbio e de estudar fora por causa de um visto negado! 

  Foi um bom tempo dedicado à preencher o formulário online, e muito mais tempo se preparando pra encontrar uma boa host Family e pra viagem em si, e dinheiro gasto com tudo isso, então se negarem meu visto eu ficarei bem triste, pois no mínimo terei que fazer tudo de novo pra tentar novamente, isso tudo sem um motivo pra de fato eles negarem o visto!
   Espero que todo esforço não tenha sido em vão e que eu possa finalmente viver o sonho de fazer um intercâmbio!!!
   Rezem pra mim e pro meu visto ser aprovado! Hahaha!
   Eu ainda tenho coisinhas pra contar antes do dia do visto então até lá teremos mais uns posts bem legais falando sobre o curso online da Cultural Care e sobre como eu estou mantendo contato com a host Family antes do meu embarque!
   Até o próximo post!
   Beijinhos! :D

4 comentários:

  1. Sinceramente, acho que esse programa não é muito indicado para quem tem problemas cardíacos. É muito nervoso que a gente tem que passar! O que nos resta é torcer pra nada dar errado e controlar as borboletas no estomago hahaha Fé no pai que o VISA sai. Beijos!
    (descobri seu blog pelo "coisas da Danu", também estou nesse peleja de me tornar au pair)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aléxia!
      hahahaha... sim verdade a gente passa por muitos sufocos! Amém... se Deus quiser vai dar tudo certo!!!
      Ai que legal, adoro o blog da Danu!!
      Obrigada pela visitinha!!
      Beijinhos!

      Excluir
    2. Obrigada pela visita/comentário no meu blog. Tô aprendendo a mexer ainda, então não conseguia te responder por lá. Depois de muito mexer, teu comentário desapareceu. Acho que é pq tive que desativar os comentários do google+ para conseguir responder aos comentários futuros. De qualquer forma, é isso: não vou desistir do processo essa vez!
      Beijo!

      Excluir
  2. Que curioso você ter que pagar a agência antes. Com a experimento é diferente a gente vai pagar direto para a APIA ee em dólar (o que é ruim devido ao câmbio instável), porém podemos pagar mais pra frente (o que é bom para quem ainda ta economizando). Eu vou embarcar na primeira semana de julho e ainda não apareceu no meu app a fatura para pagamento.
    E sobre a entrevista você sabe né que estou torcendo muuuuuuuito! Vai dar tudo certo =)

    ResponderExcluir

Bem vindo! Deixe aqui com muito carinho seu comentário!
Obrigada! Beijinhos !