Um dos meus planos para esse ano era tirar a carteira de motorista e por isso desde o começo do ano comecei a pesquisar escolas ou CFC (Centro de Formação de Condutores) para começar logo todo o processo. Li e reli o site do Detran pra saber como funcionava o processo e depois de pesquisar qual dentre as opções era a melhor para mim no momento, escolhi uma auto escola próxima à minha casa.

Então lá fui eu andar "duas horas" dentro do ônibus para ir fazer os exames.
No teste de visão foi super ok... bem rapidinho.. a 'médica' parecia mais um robô do que um ser humano, mal olhou pra minha cara! Gente, sério... ela falava pausadamente igualzinho a um robô e durante o teste ela pareceu mais interessada naquela revista que ela estava lendo do que no próprio trabalho dela! O resultado sai na hora e foi tudo certo, e eu é claro, passei no exame! ;)
Apostila |
Alguns dias depois eu voltei para fazer o psicológico e eu crente de que havia ido bem... mas... dois dias depois liguei na auto escola e a moça disse que eu havia 'reprovado' no teste. Como assim???!!! Fiquei super indignada!
Como eu sabia que tinha alguma coisa errada e como eu já havia pesquisado antes, eu sabia que em caso de reprovação é direito seu pedir uma entrevista devolutiva na qual a psicóloga diz qual foi o motivo de ter te reprovado. E se você não concordar com o motivo da reprovação você pode entrar com recurso. E foi bem isso que eu fiz!
Na entrevista devolutiva a psicóloga praticamente insultou minha inteligência! Ela começou me dando parabéns, pois eu havia ido muito bem no teste de raciocínio lógico e também no de memória...mas que ela me reprovou, pois eu estava com "falta de atenção"... a gente POR FAVOR!!!
Apostila |
O motivo dessa reprovação foi na verdade bem simples: Tirar dinheiro de mim, pois para refazer o teste tem que pagar a bendita 'taxa' novamente e aí vai mais um dimdim pro bolso da psicóloga!!!
Que ridículo... nem vergonha na cara eles não tem... total indignação!
E, é claro, que eu não ia deixar isso assim! Fui no Detran e entrei com recurso solicitando a "junta psicológica" que são 3 psicólogas do Detran que aplicam novamente o teste. E depois de mais ou menos umas 3 semanas eu consegui ir refazer o teste lá no Detran mesmo.
![]() |
Entendedores entenderão! Hahaha! |
Enfim, depois dessa falcatrua todo da psicóloga e de toda a correria pro recurso que atrasou em mais de um mês o processo, eu finalmente, mas não sem antes pagar outra taxa, comecei as aulas teóricas.
A parte teórica tem duração de 3 semanas com aulas de segunda à quinta. Eu escolhi fazer a tarde e por isso passei a tarde toda na auto escola durante essas 3 semanas (aula das 14h às 17h30). Foi bem corrido e cansativo pois de manhã tinha faculdade e de noite ensaios , então foi bem cansativo. Mas quando a gente vê passa... o tempo praticamente voou e quando eu vi já estava na última semana!
O bom dessa parte foi que o professor foi super gente boa tirando dúvidas e tal e ele também passou um milhão de simulados pra gente fazer... eram 2 simulados por dia com cerca de 30 questões cada... tinha dias que não sei como minha cabeça aguentava tanta coisa!Nessa parte dos simulados eu fiquei até feliz, pois eu errei muito poucas questões em cada um e consegui até gabaritar alguns! :D
Além disso fiz algumas amigas novas que também estão tirando a carteira! :D
![]() |
Simulado... |
Então fui lá no Detran e fiz a prova que é realizada online e tem 30 questões para fazer em 50 minutos. Tem que acertar um mínimo de 21 questões para ser aprovada no Exame.
As questões da minha prova estavam bem diferentes das que fiz no simulado, achei meio difícil, pois tinham muitas perguntas que deixavam a gente na dúvida, mas consegui passar e acertei 26 questões! Enfim... queria ter acertado as 30, mas a prova não ajudou muito! hahaha!
E depois disso tudo eu consegui finalmente terminar a parte teórica!
Agora (depois de pagar a terceira 'taxa') vou começar a parte prática, a parte que me dá mais medo! hahaha! Afinal não sei nem ligar o carro! Hahahaha!
Deus me ajude e que não dê nenhum problema como deu na parte psicológica!
Beijinhos! :D